Indivíduos que colaboram, precisam coordenar atividades, tomar decisões e executar ações para atender eficazmente às necessidades identificadas. Um círculo é um grupo semiautônomo, auto-organizado e autogestionado de pessoas que tem a intenção de responder a um conjunto de observações e necessidades especificadas. Os detalhes Um círculo é o bloco básico da construção do Grupo Anga. Pode ser temporário ou permanente e responde a necessidades claramente definidas, relacionadas com as observações específicas (tensão) previamente identificadas como sendo relevantes para a organização. Autoridade do Círculo Organizações adaptáveis precisam da distribuição do poder de influenciar. A eficácia organizacional depende de identificarmos e de darmos conta daquilo que é necessário, de maneira alinhada com os objetivos do todo. Cara círculo tem uma esfera distinta de autonomia, influência e responsabilidade. O escopo e os limites dessa autonomia e influência são definidos no domínio, nas responsabilidades e nos recursos do círculo. O círculo tem todo o poder que necessita para atuar dentro de suas responsabilidades e seu domínio. Ou seja, a partir do momento que decisões de governança foram tomadas para lhe delegar autoridade para processar a tensão descrita, sua decisão é soberana, contanto que respeite outros círculos ou papéis impactados por ela. Membros de um círculo tomam decisões de governança de forma colaborativa, ou delegam autonomia de decisão. Eles são responsáveis por:
Os Círculos são:
Na prática, é como se cada círculo fosse uma empresa, que existe para resolver a sua tensão. Descrição do Círculo É um registro das responsabilidades essenciais e outras informações relevantes é uma referência valiosa quando se atribui, a uma equipe, responsabilidades para atender às observações e necessidades. Descrições de círculo contêm geralmente a informação mínima necessária para transmitir os elementos-chave que definem o círculo, podendo ser mais detalhadas pela equipe do círculo. A descrição de círculo contém: Nome autoexplicativo que ilustre as responsabilidades e expectativas do papel. Tensão Observação e necessidade que deram origem ao círculo. Coordenador Pessoa que ocupa o papel de coordenador do círculo. Visão de sucesso A visão de sucesso é o objetivo maior do círculo, é a descrição da cena do que acontecerá quanto todas as necessidades referentes à tensão que deu origem ao círculo forem atendidas. Responsabilidades Uma Responsabilidade é uma atividade contínua esperada de um círculo. Eles geralmente são escritos no infinitivo para transmitir atividades em andamento (versus projetos pontuais). Exemplos de responsabilidades:
Domínio Um Domínio é uma "propriedade" do Grupo (por exemplo: um ativo, função ou processo) dada a um círculo para lhe dar controle exclusivo desse recurso. Exemplos de domínios:
Ex: Quando um círculo de Comunicação/Marketing tem um domínio sobre "O site da empresa", nenhum outro papel ou círculo na organização pode alterar o site da empresa sem a permissão desse papel. Condições de sucesso À resposta da pergunta “como ser bem sucedido” torna claras as condições que devem ser alcançadas para que o círculo alcance os resultados da sua visão. As condições são descritas de tal forma que, caso sejam afirmativas, acredita-se que o círculo estará apto a alcançar a sua visão. Perguntas chave:
Indicadores Os indicadores servem para ajudar o círculo a saber se está avançando na direção de sua visão, e a avaliar sua performance. Os indicadores são acompanhados pelo aplicativo de Dashboard do círculo. Recursos Que recursos financeiros o círculo tem à sua disposição para cumprir suas responsabilidades e alcançar a visão de sucesso. Os recursos são gerenciads pelo aplicativo de Budget do círculo. Data de fim Se houver. Parte do círculo Círculo que tem esse círculo no domínio, se aplicável. Padrões relacionados |
0. AngaOS >