0. AngaOS‎ > ‎

2. Círculos

Indivíduos que colaboram, precisam coordenar atividades, tomar decisões e executar ações para atender eficazmente às necessidades identificadas. 

Um círculo é um grupo semiautônomo, auto-organizado e autogestionado de pessoas que tem a intenção de responder a um conjunto de observações e necessidades especificadas.


Os detalhes


Um círculo é o bloco básico da construção do Grupo Anga. Pode ser temporário ou permanente e responde a necessidades claramente definidas, relacionadas com as observações específicas (tensão) previamente identificadas como sendo relevantes para a organização.


Autoridade do Círculo


Organizações adaptáveis precisam da distribuição do poder de influenciar. A eficácia organizacional depende de identificarmos e de darmos conta daquilo que é necessário, de maneira alinhada com os objetivos do todo. Cara círculo tem uma esfera distinta de autonomia, influência e responsabilidade. O escopo e os limites dessa autonomia e influência são definidos no domínio, nas responsabilidades e nos recursos do círculo.





O círculo tem todo o poder que necessita para atuar dentro de suas responsabilidades e seu domínio. Ou seja, a partir do momento que decisões de governança foram tomadas para lhe delegar autoridade para processar a tensão descrita, sua decisão é soberana, contanto que respeite outros círculos ou papéis impactados por ela.




Membros de um círculo tomam decisões de governança de forma colaborativa, ou delegam autonomia de decisão. Eles são responsáveis por:

  • seu domínio;
  • a eficácia do círculo e seu bem-estar;
  • criação e desenvolvimento da estratégia, produtos e serviços;
  • criação de acordos, papéis e novas equipes pelos quais o círculo fica então responsável;
  • desenvolvimento contínuo e aprendizagem da sua equipe;
  • o bem estar interpessoal.

Os Círculos são:
  • semiautônomos - membros são livres para decidir como cuidar das necessidades e observações especificadas (tensões) e são responsáveis por isso.
  • autogestionados - os membros criam sua própria estratégia e acordos.
  • auto-organizados - os membros organizam o seu trabalho do dia-a-dia.

Na prática, é como se cada círculo fosse uma empresa, que existe para resolver a sua tensão.

Descrição do Círculo

É um registro das responsabilidades essenciais e outras informações relevantes é uma referência valiosa quando se atribui, a uma equipe, responsabilidades para atender às observações e necessidades. Descrições de círculo contêm geralmente a informação mínima necessária para transmitir os elementos-chave que definem o círculo, podendo ser mais detalhadas pela equipe do círculo. A descrição de círculo contém:


Nome
Nome autoexplicativo que ilustre as responsabilidades e expectativas do papel.

Tensão
Observação e necessidade que deram origem ao círculo.

Coordenador 
Pessoa que ocupa o papel de coordenador do círculo.

Visão de sucesso
A visão de sucesso é o objetivo maior do círculo, é a descrição da cena do que acontecerá quanto todas as necessidades referentes à tensão que deu origem ao círculo forem atendidas.

Responsabilidades 

Uma Responsabilidade é uma atividade contínua esperada de um círculo. Eles geralmente são escritos no infinitivo para transmitir atividades em andamento (versus projetos pontuais).

Exemplos de responsabilidades:
  • Desenvolver e manter o site da empresa
  • Realizar os registros financeiros da empresa e emitir notas fiscais
  • Cuidar do relacionamento com clientes
Responsabilidades só podem ser adicionadas a um círculo por meio de um processo de governança.

Domínio

Um Domínio é uma "propriedade" do Grupo (por exemplo: um ativo, função ou processo) dada a um círculo para lhe dar controle exclusivo desse recurso.
Exemplos de domínios:
  • O site da empresa
  • Uma área da WikiAnga
  • Sistemas de processamento de transações financeiras
  • Padrões contábeis para a organização
  • Uma plataforma online utilizada pelo Grupo
Ex: Quando um círculo de Comunicação/Marketing tem um domínio sobre "O site da empresa", nenhum outro papel ou círculo na organização pode alterar o site da empresa sem a permissão desse papel.

Condições de sucesso
À resposta da pergunta “como ser bem sucedido” torna claras as condições que devem ser alcançadas para que o círculo alcance os resultados da sua visão. As condições são descritas de tal forma que, caso sejam afirmativas, acredita-se que o círculo estará apto a alcançar a sua visão.
Perguntas chave:
  • O que é necessário para alcançar a visão?
  • O que é preciso ser?
  • O que é preciso saber?
  • O que é preciso fazer?
Indicadores

Os indicadores servem para ajudar o círculo a saber se está avançando na direção de sua visão, e a avaliar sua performance. Os indicadores são acompanhados pelo aplicativo de Dashboard do círculo.

Recursos

Que recursos financeiros o círculo tem à sua disposição para cumprir suas responsabilidades e alcançar a visão de sucesso. Os recursos são gerenciads pelo aplicativo de Budget do círculo.

Data de fim
Se houver.

Parte do círculo 
Círculo que tem esse círculo no domínio, se aplicável.



Padrões relacionados


Histórico

04/06/2018: Separação entre domínio e responsabilidades do círculo, atualização de indicadores e recursos a partir dos aplicativos do Podio.