0. AngaOS‎ > ‎6. Operações‎ > ‎

6.2 Checklist Operacional

Para serem eficientes e eficazes, os círculos precisam de disciplina na execução das responsabilidades dos papéis que fazem parte dele. 


As Checklists Operacionais são a forma como criamos visibilidade sobre se as ações recorrentes dos detentores de papéis estão sendo realizadas ou não.


Os detalhes

As checklists são usadas para ter visibilidade sobre se as ações recorrentes estão sendo realizadas. O Facilitador do círculo lê a checklist de ações recorrentes. Os papéis relevantes respondem por "feito" ou "não feito" para cada item para o período anterior (por exemplo, a semana anterior).


A revisão da checklist é uma maneira de criar bons hábitos dentro do círculo, pois mantém claras as tarefas prioritárias para os membros do círculo. É também é uma ótima oportunidade para ajudar a informar a todos no círculo se um papel está cumprindo suas principais obrigações, ou até mesmo se as Responsabilidades Compartilhadas estão sendo cumpridas. Qualquer membro do círculo pode solicitar ao Guardião que novos itens sejam adicionados à checklist, desde que eles sejam para ações já contempladas por responsabilidades existentes dos papéis dos círculos. Em outras palavras, os itens da checklist não podem transmitir novas expectativas em relação a um papel. Se um membro do círculo precisa adicionar novas expectativas a um papel, ele precisa propor a adição de uma responsabilidade por meio da Governança.


Formato da Checklist


A checklist pode ser registrada como a equipe preferir, seja por meio de um acordo, documento no Drive ou até mesmo na página inicial da área de trabalho do círculo no Podio. É responsabilidade do Guardião mantê-la atualizada.


Em relação ao formato dos itens da checklist, é fundamental que cada um seja uma declaração de ação de forma positiva. É assim que eles se tornam verificáveis ​​/ respondíveis com uma resposta de “feito” ou “não feito”.


Por exemplo, se meu papel precisa saber se outro papel está entrando regularmente em contato com os clientes, seria capturado algo como "Contato com os clientes feito". Essa é uma declaração de que a ação de contato com os clientes foi tomada (forma positiva) e agora pode ser avaliada como verdadeira ou falsa. Se essa afirmação for verdadeira (os clientes foram contatados), a resposta correta é “feito”. Se essa afirmação for falsa e os clientes não foram contatados (mesmo se você estiver realmente perto de fazer isso), a resposta é “não feito”. Esse sistema simples de feito/não feito nos permite avançar rapidamente na Reunião Operacional, e até mesmo faz emergir tensões a serem processadas pelo círculo.


Dicas para a criação de itens da checklist


Além de construir bons hábitos, a checklist cria visibilidade das operações entre colegas de equipe, o que é objetivamente valioso em qualquer organização. Com isso em mente, aqui está uma lista de seis considerações a serem feitas ao criar itens da Checklist (via Thoughtful Org):

  1. Compartilhar essas informações regularmente gera valor para os demais papéis do círculo? Se sim, ótimo! Vamos adicioná-lo à checklist. Se não, talvez possamos apenas trazer isso quando surge uma tensão em torno dele.

  2. Um dos meus papéis precisa de visibilidade nas operações de outro papel para que eu seja capaz de executar as minhas responsabilidades? Se sim, ótimo! Solicite que o item seja adicionado à checklist.

  3. Este item está vinculado a um papel específico ou a uma responsabilidade real de um papel? Ou você apenas sabe que alguém tem acesso à informação que você precisa? Por exemplo, se eu sei que alguém tem, independentemente do motivo, acesso a uma informação que preciso, mas não é parte da responsabilidade do papel daquela pessoa acompanhar ou reportar essa informação, não faz sentido inseri-lo como um item da checklist (a menos que o papel da pessoa seja revisado para conter essa responsabilidade).

  4. Estou mais preocupado se isso está sendo feito ou estou mais interessado em conhecer os dados sobre como isso está sendo feito? Se você quer apenas saber se algo está feito ou não, ótimo! Se você estiver mais interessado nos números, no sentimento ou no contexto em torno de uma determinada responsabilidade, talvez a Revisão de Métricas da Reunião Operacional atenda melhor às suas necessidades.

  5. O texto deste item é claro para todos que afeta? Para entrar na checklist, é fundamental que todos entendam do que se trata o item em questão.

  6. O trabalho está sendo feito regularmente ou tem uma data de término finita? Se isso estiver ligado a uma responsabilidade que provavelmente não será "finalizada", contanto que esse papel exista, ótimo! Soa como um item de checklist em potencial. No entanto, se isso está vinculado a um projeto específico e você só quer saber se uma parte específica dele foi feita, é melhor deixar para a Atualização de Projetos da Reunião Operacional.