Uma compreensão clara das oportunidades e desafios que nos motivam à ação leva a um maior alinhamento, compreensão e clareza do que se pretende fazer.
Uma tensão é a razão e a motivação para uma ação em uma situação específica: as necessidades que um indivíduo, uma equipe ou organização identificam e escolhem cuidar visando atingir seus objetivos e as condições relevantes para a compreensão dessas necessidades.
Os detalhes
Ao desenvolverem um entendimento comum de tensões específicos e de sua relevância no contexto daquilo que a organização, equipe ou indivíduos pretendem alcançar, as pessoas pressupõem menos, aprendem mais e alinham a ação em direção a um motivo real. Tensões convidam tanto a melhoria contínua como a inovação.
Uma Tensão é vivenciada quando a percepção do que está acontecendo é diferente daquilo que é esperado ou desejado. Quando vivemos uma tensão, ficamos inquietos, preocupados ou incomodados até sua resolução.
Perceber e descrever
Ao perceber a tensão, podemos descrevê-la para transformá-la em entendimento compartilhado de todos em relação à situação atual e à necessidade de alcançar uma situação futura.
Uma tensão é descrita em termos de uma observação realizada por uma ou mais pessoas da organização, que torna evidente certas necessidades que, se atendidas, levam à sua resolução.
A observação é descrita a partir da percepção do que está acontecendo, e é formada por duas partes: a situação atual e o seu efeito na organização.
Descreva a situação atual: - Resumidamente, capture o essencial do que está acontecendo.
- Seja objetivo: Descreva as observações e evite a avaliação.
Explique o efeito dessa situação na organização: - Esclarecer por que a situação precisa de atenção: como isso afeta a organização?
- Seja explícito sobre os efeitos serem atuais ou esperados.
- Explicar desafios, perdas, oportunidades ou ganhos.
A necessidade é descrita a partir da percepção do que é necessário, e é formada por duas partes: a necessidade da organização e o impacto de atender a necessidade.
Explique a necessidade da organização em relação a essa situação: - A necessidade de uma organização é qualquer coisa que um grupo (ou indivíduo) precise para cumprir suas responsabilidades, mitigar ameaças ou aproveitar oportunidades.
- Quando há discordância sobre a(s) necessidade(s), é útil diminuir o zoom ao invés de focar em questões muito específicas.
- Seja específico de quem precisa (“precisamos”, “eles precisam”, "Eu preciso").
- Evite descrever soluções específicas disfarçadas como necessidades. A necessidade precede o "como resolvê-la".
Descreva o impacto de atender a essa necessidade: - Explicar o resultado pretendido, benefícios potenciais ou oportunidades.
- O impacto pode ser óbvio ou implícito, especialmente quando os efeitos da situação atual já estão descritos.
Exemplo de tensão: "A cozinha está uma bagunça: não há copos limpos, a pia está cheia de pratos e não é possível pegar um café rapidamente e voltar ao trabalho. Precisamos da cozinha em um estado utilizável para que possamos nos concentrar em nossos trabalhos.”
Situação atual: "A cozinha está uma bagunça: não há copos limpos, a pia está cheia de pratos..." Efeito: "...e não é possível pegar um café rapidamente e voltar ao trabalho.“ Necessidade: "Precisamos da cozinha em um estado utilizável..." Impacto: “...para que possamos nos concentrar em nossos trabalhos.”
Tipos de tensões
Uma tensão pode ser categorizada de acordo com o tipo de impacto que ela causa e o tipo de soluções que devem ser adotadas. Como uma regra geral, pode-se fazer a seguinte pergunta: essa tensão requer ou será beneficiada por uma decisão do grupo?
Se sim, é porque não foi coberta por uma decisão tomada anteriormente. Ou seja, precisamos "decidir, acordar, emendar", etc. Então é uma tensão de governança.
Se não, é porque já foi coberta por uma decisão tomada anteriormente, ou os responsáveis podem simplesmente agir sobre ela. Ou seja, precisamos "fazer, agir", etc. Então é uma tensão operacional.
Padrões relacionados
Histórico15/05/2018: Mudança da descrição de tensão de Observação + Necessidade para Observação + Efeito; Necessidade + Impacto. Adicionados os Tipos de tensões. |
|