0. AngaOS‎ > ‎1. Tensões‎ > ‎

1.1 Backlog de Tensões

As equipes precisam lembrar e acompanhar assuntos que necessitam atenção e priorizá-los de acordo com as necessidades do dia a dia.

Um backlog de tensões é o lugar onde assuntos que necessitam de ações operacionais ou decisões de governança podem ser coletados e priorizados. Qualquer um da equipe pode adicionar novos itens e destacar aqueles que querem que sejam incluídos em uma futura reunião de governança.

Os detalhes

Nas equipes, sempre que um membro identifica tensões que possam exigir a atenção do time todo, ele registra isso como um item na lista de pendências (backlog).

A identificação de tensões é a forma da organização perceber o ambiente. Como a organização em si não possui a capacidade de troca de informações com o meio externo, depende que as pessoas sejam como suas “terminações nervosas”, capazes de observar o meio externo e captar informações e situações que necessitam de resposta. Ao ser descrita, no backlog de tensões, a tensão deixa de ser da pessoa que a observou e passa a ser do círculo como um todo, que tem a responsabilidade de definir como reagir.


O proponente (a pessoa que observou a tensão) adiciona o próprio nome e descreve todos os detalhes relevantes. Uma explicação pode ser breve - um título e algumas palavras - ou pode incluir uma descrição completa com links para documentação, referência, etc.

O proponente pode se utilizar dos seguintes elementos para descrever sua tensão:

  • Tensão (observação + necessidade)
  • Detalhamento  (para detalhar melhor a tensão, e o tempo sugerido para apresentar a tensão e/ou a proposta)
  • Urgência

Ao avançar no processamento da Tensão:

  • Link para a proposta
  • Equipe de afinadores (No caso de um grupo de pessoas cocriando a proposta)
  • Tipo de tensão (Operacional ou de Governança)

Tensão de Governança vs. Operacional

Ao observar tensões, é importante categorizá-las adequadamente, pois tipos diferentes de tensão requerem formas de diferentes de processá-las. A seguinte regra ajuda a categorizar tensões de forma simples:

  • Se já existem responsáveis no círculo para processar a tensão e só é necessário alinhar e decidir próximas ações ou projetos > Tensão Operacional
  • Se é necessário alterar a estrutura de papéis, círculos ou acordos para processar a tensão > Tensão de Governança