0. AngaOS‎ > ‎1. Tensões‎ > ‎

1.2 Processando Tensões

Ao passo que as pessoas identificam tensões, necessitam transformar, de forma organizada, a energia gerada pela percepção das tensões em mudanças significativas.

O processamento de tensões é o processo utilizado para endereçar as tensões observadas pelo grupo, visando transformar a realidade atual na realidade esperada pela resolução da tensão.


Os detalhes


O AngaOS é o sistema que nos permite observar desafios e oportunidades e transformá-los e ações que, por sua vez, geram resultados. O diagrama abaixo, apresentado na introdução ao sistema, detalha esse processo:



Esse processo pode ser entendido como dois ciclos que ocorrem de forma contínua no Grupo Anga:
  • O Ciclo de Operações, que visa clarear as ações a serem executadas;
  • E o Ciclo de Governança, que visa clarear a estrutura para agir.
O funcionamento de cada um dos ciclos é detalhados abaixo:

O Ciclo de Operações


No caso de tensões operacionais, que estão dentro do campo de responsabilidades e domínio de algum papel ou círculo já existente ou da descrição de um acordo, duas formas de lidar com a tensão são possíveis, como é observado abaixo:



A primeira alternativa é agir dentro de responsabilidades já estabelecidas. O responsável (ou responsáveis) pode simplesmente executar uma ação para processar a tensão observada e comunicar o time.

A segunda alternativa busca envolver o círculo que contém a tensão na definição do melhor curso de ação. Para isso, três passos são fundamentais:
  • Identificar os objetivos a serem alcançados com o processamento da tensão, para garantir alinhamento com os objetivos do círculo ou do papel e, consequentemente, maior foco;
  • Decidir em grupo as ações a serem executadas por um ou mais papéis dentro do círculo;
  • Coordenar a execução das ações, com planejamento do que deve ser executado.
Com a execução contínua do Ciclo Operacional, o círculo ganha cada vez maior capacidade de executar ações de forma mais consciente e alinhada aos seus objetivos. As decisões de processamento de tensões operacionais são tomadas na Reunião Operacional.

O Ciclo de Governança


Caso o processamento da tensão não esteja dentro do campo de responsabilidades de nenhum subcírculo ou papel do círculo em questão, ou não exista nenhum acordo definindo como lidar com situações específicas, a tensão é de governança e pode ser processada usando o ciclo de governança, representado abaixo:


Para lidar com as tensões estruturais, o círculo pode adaptar sua estrutura existente para lidar com a tensão, por meio da criação, revisão ou exclusão de um dos três elementos que formam a estrutura do Grupo Anga: Papéis, Círculos (no caso, subcírculos do círculo em questão) e Acordos. Na prática, o que acontece ao processar uma tensão de governança e o seguinte:
  • Alguém assume uma nova responsabilidade, tem seu campo de responsabilidades revisado ou deixa de ser responsável por resolver a tensão > Papel
  • Um grupo é criado, dissolvido ou tem suas responsabilidades revisadas pra resolver a tensão > Círculo
  • Alinhamos expectativas de como agir para resolver a tensão, revisamos a forma de agir definida ou deixamos de agir do modo acordado anteriormente > Acordo
Com a execução contínua do Ciclo de Governança, o círculo passa a ter expectativas de ação cada vez mais alinhadas, aumentando sua capacidade de lidar com desafios e oportunidades. As decisões de processamento de tensões de governança são tomadas na Reunião de Governança.



Histórico

26/07/2018: Criação do padrão