9. PDI

O que é?

O Plano de Desenvolvimento Individual é uma ferramenta disponível no podio e pode ser acessada e preenchida por qualquer pessoa que se sentir chamada. Sempre que desejar refletir, desenvolver autopercepção e avaliar sua evolução sobre os pontos que desejar priorizar e se propor a novos desafios para avançar em seu autodesenvolvimento. O PDI é planejado dentro de um determinado espaço de tempo. Além disso, queremos trazer essa inteligência de modo colaborativo para que possamos apoiar uns nos PDIs dos outros. 

Para que serve?

O PDI serve para priorizarmos o nosso desenvolvimento, fazendo isso de um modo colaborativo e garantindo uma jornada de aprendizados ao longo do projetos e entregas que temos a cada mês.

Quando usar?

Sempre que você quiser desenvolver competências, novos hábitos ou deixar hábitos antigos. Além disso, quando desejar aprofundar conhecimento e/ou experiência em determinados assuntos. Lembrando que não tem uma hora perfeita, você decide quando quer  priorizar essa iniciativa na sua vida.

Como usar?

Através desse link você acessa uma página em branco. Não tem certo ou errado; Não existe um PDI mais completo ou mais fácil. Nossas individualidades nos pertencem e está tudo bem. Ao abrir um novo PDI você pode seguir com o processo de reflexão individual. 
  • Objetivos, como posso definir? Pensando no período que definiu, reflita quais são as áreas que deseja colocar foco e o que busca nessa área.
  • Quais resultados você espera? Quais os comportamentos que você espera que mudem? Quais serão os indícios de que você realmente desenvolver essa habilidade? Caso você chegue nos objetivos definidos, liste os resultados que você terá durante essa jornada.
  • O que são as tensões? Você enxerga alguma tensão hoje no seu desenvolvimento? Qual? Descreva neste campo, para maior visibilidade das necessidades vivas.
  • O que coloco nas perguntas direcionadoras? Você pode criá-las como achar melhor. Um exemplo é trazer perguntas do guia de cultura Anga, e se perguntar como está vivendo os princípios no dia a dia.
  • Quem coloco como apoio? Quem você sentir que pode te ajudar nesta caminhada - desde pessoas que estão diretamente ligadas ao seu dia a dia de trabalho, ou pessoas de outros círculos Anga e que, de certa forma, você admira ou acredita que possam contribuir para essa sua jornada de desenvolvimento. 
Por fim, lembre-se que você já tem forças lindas aí dentro! Você já até sabe disso! 

Para apoiar a realização do PDI, temos três momentos de reflexão que o acompanham: o começo, o meio e o fim. Ao iniciar, a pessoa que preenche o PDI faz uma autorreflexão sobre como está em cada uma das habilidades escolhidas para focar no seu desenvolvimento e convida pessoas para apoiarem nessa reflexão. No meio do processo, é realizada uma autorreflexão e os apoiadores são convidados a trazerem comentários neste momento também. Por fim, no término, apoiadores refletem sobre a evolução em cada uma das habilidades. Dessa forma, temos uma percepção mais apurada do real aprendizado que pode ter ocorrido. Entendendo aprendizagem como mudança, é importante ter a referência de dois pontos, um antes e um depois, para compreender se, de fato, houve alguma mudança.

Fora isso, como o PDI é uma ferramenta de desenvolvimento contínua, a pessoa poderá sempre acompanhar e registrar a sua evolução dentro da própria ferramenta no Podio. Esse dado sobre o progresso, bem como os desafios e ações concluídas dentro do mês, serão incluídos no relatório automático de bem-estar enviado a cada círculo e subcírculo que também contém o índice de bem-estar.

Como outra forma de trabalhar o PDI continuamente, vale sempre incluí-lo como uma pauta de desenvolvimento dentro das RGs do grupo. Alguns exemplos de forma de trazer isso são através do compartilhamento de boas práticas, contar histórias de sucesso ou de erros/falhas ou trazer um workshop para trabalhar diretamente uma habilidade que foi priorizada por várias pessoas do grupo.


Com quem falar?

Sempre que tiver qualquer dúvida ou insight com relação a essa iniciativa de DHO, é só falar com o time de DHO pelo slack #dho