2. Avaliação em Papéis

O que é?

A Avaliação em Papéis é uma ferramenta disponível no Podio que pode ser acessada preenchida através de dois formulários online (a autoavaliação e o convite para empatia) para que, sempre que você quiser refletir e avaliar a sua performance dentro de um dos papéis que exerce no grupo, você possa fazer isso com apoio daquelas pessoas que tem acompanhado de perto a sua jornada nesse papel.

Fluxo geral

  1. A cada mês, o Podio envia automaticamente um link para o canal timeanga no Slack, bem como um email com o convite para preencher o formulário de avaliação em papéis.

  2. Cada pessoa faz uma autoavaliação e convide mais quantas pessoas quiser para fazer parte dessa avaliação.

  3. O resultado é compilado automaticamente assim que todos preenchem a avaliação ou ao final de 3 semanas.

  4. Ao final do processo, cada pessoa recebe um relatório com sua avaliação completa (tanto autoavaliação quanto avaliação das pessoas convidadas) sobre o papel escolhido.


Para que serve?

A Avaliação em Papéis surgiu da seguinte tensão detectada por DHO:
  • Hoje não paramos para refletir sobre os diferentes papéis que exercemos dentro do Grupo Anga. Além disso, também não temos um momento dedicado exclusivamente a receber feedback das pessoas com as quais interagimos nesses distintos papéis. Essa falta de reflexão sobre o nosso desempenho prejudica o nosso autoconhecimento e autodesenvolvimento.
Essa ferramenta garante, portanto, que teremos lembretes constantes para fazer essa pausa e priorizar o nosso autodesenvolvimento dentro do grupo.
Seu principal propósito é incentivar que cada um se empodere do seu autoconhecimento e autodesenvolvimento, parando para refletir regularmente sobre os seus papéis e, também, convidando pessoas com as quais interage para que também o avaliem. Essa avaliação é voltada para o desenvolvimento de cada um e, portanto, sempre que alguém sentir essa necessidade, terá o app dentro do Podio para preencher a sua autoavaliação e enviar o convite para outras pessoas ajudarem nessa reflexão. Essas avaliações são exclusivas para cada papel desempenhado pela pessoa em questão, portanto, para cada papel é preciso preencher e convidar outras pessoas para preencherem o respectivo formulário.

Quando usar?

Sempre que você quiser refletir sobre a sua performance dentro de um ou mais papéis que você desempenha no Grupo Anga. Lembrando que todo mês terá um Angabot pronto para te ajudar a priorizar isso na sua vida e te convidar a fazer essa avaliação :)

Como usar?

Escolha um momento para se dedicar com presença e atenção a sua autoavaliação. Reflita a partir das perguntas que forem apresentadas e tente trazer com o máximo de verdade e amor (afinal sem auto-amor fica difícil querermos evoluir). Depois pense quem são as pessoas que podem contribuir para a sua reflexão sobre o seu desempenho nesse papel e inclua todas elas no final do formulário. Pode ser importante mandar uma mensagem para cada uma dessas pessoas para explicar o convite e reforçar a importância delas separarem um tempo para preencher o convite para empatia que você fez.

Com quem falar?
Se surgir qualquer dúvida/precisar de uma ajuda, é só falar com o time de dho no canal do slack #dho