4. Check-out mensal

O que é?

O Check out mensal é um formulário online para, mensalmente, pararmos para refletir sobre como foi o mês que passou e quais os principais sentimentos que ficam a partir do que aconteceu.

As perguntas presentes no check-out visam ajudar a pessoa a consolidar o que representou aquele mês, praticar a investigação apreciativa (https://appreciativeinquiry.champlain.edu/) , avaliar a sua felicidade através do modelo PERMA da Psicologia Positiva (https://positivepsychologyprogram.com/perma-model/) e, por fim, entender os avanços em termos de conhecimento e consciência de cada um.


Com esses dados e com a inteligência coletiva do grupo - que é praticada através dos Dashboards do Escritório Virtual - podemos pensar em ações para celebrar o que tiver de bom daquele mês, bem como ações para lidar com eventuais tensões que surjam a partir dessa análise.

Para que serve?

O Check out mensal surgiu a partir de uma tensão que detectamos em DHO:
  • Na nossa forma de trabalho atual, interagimos virtualmente e não costumamos fazer uma pausa para refletir sobre a felicidade e bem-estar de todos do grupo. A prática de check-in e check-out é algo que fazemos em reuniões, porém não estende-se para o trabalho de forma mais ampla. Precisamos aproveitar a oportunidades de coletar essas informações e utilizá-las como base para as ações de DHO.
Enxergamos, então, a importância de acompanhar, a cada mês, o bem estar e felicidade do Grupo Anga através do formulário do Check out mensal.

Quando usar?

O check out deve ser preenchido por todos do grupo ao final do mês, sendo o seu envio automático feito todo dia 25. O preenchimento do formulário não é obrigatório, porém é essencial para medirmos o bem-estar do Grupo e de cada uma das empresas e, juntos, pensarmos em formas de elevar cada vez mais a nossa felicidade, consciência e conhecimento.

Além do preenchimento em tempo real, é muito importante usarmos, sempre que acharmos necessário os relatórios com todos os dados coletados para propor sugestões, tensões, entre outros tipos de interação que contribuam para a inteligência coletiva do grupo.

Como usar?

O Check out, antes de um momento muito importante para o grupo, deve ser uma pausa para reflexão dentro do seu mês de trabalho. Sempre que você for iniciar o seu check out do mês através do formulário, lembre-se de tirar um tempo para se concentrar e, se preferir, fechar os olhos para relembrar os principais acontecimentos que marcaram esse mês. A partir desses acontecimentos, tente perceber qual o principal sentimento que emerge. Pode ser difícil dar um nome tão preciso a algo tão subjetivo quanto um sentimento, porém esse exercício é muito valioso para você expandir a sua consciência e autoconhecimento. Preencha o formulário com muita presença e, ao final, se sentir que quer agradecer a alguém que fez parte desses momentos, aproveite para usar a ferramenta do Sugar Cubes e poder praticar ainda mais a sua gratidão :)


Com quem falar?

Se surgir qualquer dúvida/precisar de uma ajuda, é só falar com o time de dho no canal do slack #dho