Importante saber! - Feedbacks devem ser fornecidos tanto quando observamos coisas que precisam ser melhoras, quanto quando observamos coisas para reforçar/reconhecer nas atitudes das pessoas do nosso time! O processo é válido para ambas as situações;
- Podemos utilizar como insumos de feedbacks: avaliação de cultura; gestão do time no dia-a-dia; avaliação de performance/competências; entrega em presenciais; posicionamento em reuniões; etc;
- Independente do papel, todas as pessoas podem/devem dar feedbacks estruturados para qualquer pessoa do time;
- Os feedbacks podem ser recorrentes (ex: 1:1s mensais) ou também esporádicos - o importante é seguir uma boa estrutura!
Dicas para um bom feedback individual
1. FormatoSugere-se que os feedbacks aconteçam sempre em conversas privadas (1:1s) e que seja feito o mais próximo possível (a depender da disponibilidade das pessoas) do fato que gerou o insight para determinado feedback;
2. Contexto Relembrar o momento que aconteceu determinado fato que originou o feedback. Nesse momento, quanto mais específico melhor (ex: Na reunião X com aquele cliente/Quando estávamos conversando sobre Y ontem)
3. Comportamento Após dado o contexto, é importante deixar evidente qual foi o comportamento (ação) que gerou o impacto percebido pela pessoa (e ser transparente sobre esse impacto). (ex: quando você levantou o tom de voz as pessoas se sentiram desrespeitadas)
4. Impacto Nesse momento é fundamental evoluir nas consequências/impacto daquele comportamento observado. (Ex: isso gera um bloqueio das pessoas com você, fazendo com que o time não se sinta confiante o suficiente para te pedir novas ideias e sugestões).
5. Expectativas Finalmente, sugerimos encerrar a conversa com algumas sugestões de como determinado comportamento pode ser evitado e, também, ideias de como melhorar. Uma boa saída aqui é sempre estimular as ideias por meio de boas perguntas.
|
|