Guia do colaborador


Horários de trabalho

Check-in e check-out

Confiamos em você para iniciar e terminar o seu dia de trabalho de acordo com o que for mais adequado para você e coerente com as demandas que você se comprometeu a entregar. Como cada um tem o seu horário e a fim de evitar mensagens fora do seu horário de trabalho, pedimos que você utilize os canais #checkin e #checkout no Slack para indicar quando você começou e terminou o seu dia, respectivamente. Aproveite para sinalizar com um emoji, gif ou música como você está se sentindo naquele momento. Você também pode interagir com o checkin-out dos outros. 

Dica:
Digite /gifs ou /giphy seguido de uma palavra chave e escolha o gif que mais te representa naquele momento. 

Imagem ilustrativa do canal de checkin. 

Reuniões online e presenciais

A gente sabe…. falamos que você poderia trabalhar em qualquer horário - e pode mesmo! Acontece que por vezes ainda são necessárias conversas síncronas para alinhamentos, treinamentos ou tomadas de decisão. Ou seja, durante a semana, pode ser que você seja convidado para participar de algumas reuniões do seu subcírculo ou mesmo com clientes ou outras pessoas da Eureca. Contamos com a sua participação em todas elas - sinalize no convite se você irá comparecer ou não. Caso você tenha outro compromisso, encaminhe uma sugestão de novo horário para a pessoa responsável. Orientamos também para que todas as reuniões aconteceçam dentro do horário comercial (8h às 18h).

Você é livre para montar o seu horário como for melhor para você. Sugerimos que você sempre tenha algumas horas disponíveis em horário comercial. 

Além disso, uma vez por mês nós reunimos nosso time inteiro em São Paulo para nossa Reunião de Time (RT) e contamos também com a sua presença. Passagens e hospedagens deverão ser solicitadas com antecedência de acordo com o acordo de compras. 

Remuneração mensal

A remuneração fixa das pessoas na Eureca dá-se pela referência entre o valor praticado no mercado para aquele papel, convertido para a capacidade de pagamento da empresa. Essa conversão dá-se pelo Índice Eureca

Índice Eureca

Esse  índice faz a conversão do salário  de mercado comparativo  daquele papel para a capacidade de pagamento da empresa. Esse índice será atualizado anualmente, sendo produto de uma pesquisa de mercado com as referências a serem indicadas.
Na prática, multiplicamos o valor do salário comparativo de um determinado papel  por 13 e analisamos a capacidade de remuneração equivalente  da Eureca baseado no orçamento da empresa.
Por que não consideramos benefícios do mercado neste cálculo:
  • É bastante variável  de empresa para empresa;
  • Não consideramos os benefícios da Eureca/Anga na nossa proposta também.

Revisão da remuneração mensal

Ao longo dos meses pode-se perceber que uma pessoa está performando muito bem e se desenvolvendo rapidamente nas responsabilidades do seu papel.

Caso isso ocorra, a pessoa poderá pedir a revisão de sua remuneração fixa, orientando-se pelo atingimento de suas metas individuais e sua avaliação de competências. Paralelamente, teremos também um relatório com a performance individual de cada pessoa que deverá ser analisado pelo(a)  coordenador(a) do subcírculo, sendo possível que esse papel também solicite esse aumento. 

Após essa análise individual, juntamente com o(a) coordenador(a) do seu subcírculo, a pessoa poderá ter sua revisão de remuneração fixa.

Esse processo poderá ocorrer semestralmente e é independente aos ajustes obrigatórios (IPCA, 1x ao ano).

Comissões 

Comissões de Estratégia e Crescimento

Para o ano de 2020, essa comissão será 2% do valor de venda - pago no ato da primeira parcela do faturamento do projeto, salvo exceções a serem comunicadas pela equipe Financeira da Eureca. A porcentagem será dividida proporcionalmente ao engajamento dos envolvidos com a venda e será definida pelo Responsável pela Venda em Novos Negócios (guiado por um acordo). É importante ressaltar que há a oportunidade de qualquer pessoa da Eureca integrar o time de proposta a partir da demanda daquele projeto. A cada ano, dependendo da estratégia de crescimento da Eureca, essa porcentagem pode mudar e estar relacionada a outros subcírculos ou a outras atividades da empresa.

Remuneração variável

Performance Coletiva

Será considerado o atingimento de metas gerais da Eureca a cada semestre. O cálculo de alcance de metas será realizado mediante uma média do desempenho de cada indicador. Indicadores sem meta ou sem resultados calculados serão desconsiderados. Para o cálculo do desempenho do primeiro semestre (resultados parciais) serão consideradas somente metas que tenham sido previamente escalonadas (isto é, que tenha meta parcial definida). O desempenho será calculado por meio de uma métrica (resultado / meta), variando entre 0 e 100%. Valores inferiores a 0% serão transformados em 0% e valores superiores a 100% serão transformados em 100%. O Percentual geral de alcance de metas será determinado pela média simples dos desempenhos dos indicadores, excluindo os desconsiderados. Caso o percentual geral de alcance de metas ultrapasse 80%, será destravado o valor integral do bônus (2% do faturamento do melhor mês, divididos igualmente entre todas as pessoas). O valor será pago em forma de remuneração variável para todas as pessoas, não sendo necessárias decisões posteriores das governanças dos subcírculos.

Performance Individual

Também trimestralmente cada pessoa do time terá a possibilidade de ser reconhecida pela sua performance individual. Cada pessoa será avaliada individualmente se atendeu ou não o desempenho esperado em quatro competências (comunicação, consistência nas entregas, liderança e evolução). A avaliação tem também o intuito de auxiliar a evolução de cada pessoa, fomentando o futuro alcance de metas não alcançadas e um melhor desempenho nas avaliações seguintes, para isso, todas  as pessoas  do time receberão um relatório de devolutiva que poderão utilizar como acompanhamento. 

O bônus será destravado da seguinte forma:
  • Média de desempenho acima de 4,5 (= predominância de superou expectativas): 30% da fee da pessoa por semestre 
  • Média entre 3,5 e 4,4 (predominância de atendeu plenamente): 20% por semestre
  • Média entre 2,5 e 3,4 (predominância de atendeu parcialmente, precisando aprimorar pouco): 10% da fee da pessoa por semestre
  • Média entre 1,5 e 2,4 (predominância de atendeu parcialmente, precisando aprimorar muito): 5% da fee da pessoa por semestre
  • Média inferior a 1,4 (predominância de nao atendeu o desempenho esperado): 0% da fee da pessoa por semestre
O cálculo da média de desempenho irá desconsiderar a autoavaliação. Para ter uma média válida, cada pessoa deverá ser avaliada, pelo menos:
  • Por ela mesma (a autoavaliação será desconsiderada para o cálculo da nota, mas a autoavaliação será considerada pré-requisito para a remuneração variável);
  • Por pelo menos três outras pessoas que tenham trabalhado próximas a ela. Caso a pessoa não trabalhe em interface com três outras pessoas, serão aceitas menos avaliações.

Avaliação de cultura

A Eureca deverá separar até R$ 20.000,00 no trimestre para a Comissão Cultural. Esse valor será revisto semestralmente e será dividido proporcionalmente pelo número de pessoas na equipe da Eureca. As pessoas que receberem uma nota acima  de 60 (pelo menos uma avaliação cultural no trimestre), têm direito à sua comissão cultural (total do fundo cultural/número de  pessoas na Eureca). As pessoas que não atingirem nota > 60 não receberão a comissão de cultura naquele trimestre. A avaliação cultural será medida por meio da avaliação de cultura Eureca, criada baseada em nossos princípios e comportamentos, conforme este acordo

Mais sobre as avaliações

Além das avaliações de performance individual baseadas no papel e em competências transversais Eureca, existem hoje duas formas de avaliar o seu papel. Uma delas é a avaliação de papel Anga e a avaliação de cultura Eureca. As duas são opcionais, podem ser refeitas sempre que quiser, baseiam-se na sua autoavaliação e na avaliação dos pares que você convidar e geram um relatório para você no final. 

Avaliação de papel Anga

O que é? Avaliação  sobre o(s) papel(is) que você desempenha hoje. Você será convidado para algumas reflexões abertar individuais e, em seguida, algumas perguntas fechadas sobre o seu desempenho. Ao final você poderá convidar quantas pessoas quiser para também te avaliarem. Depois que todos os responderem, ou em 20 dias, você receberá por email um relatório com um compilado de todas as avaliações. Você pode refazer a avaliação sempre que quiser. 

Avaliação de cultura Eureca

O que é? Uma avaliação específica da Eureca, focada nos comportamentos que refletem o nosso guia de cultura. É composta principalmente por perguntas fechadas, com a possibilidade de adicionar comentários abertos ao longo da avaliação. Ao final, você deverá convidar 6 pessoas que trabalham com você para te avaliarem. Depois de elas receberem você terá acesso ao relatório no seu email. 

Atenção: essa avaliação deverá ser realizada pelo menos uma vez no trimestre para que você tenha acesso à comissão de cultura. 

Benefícios

Sistema de Zelo Anga

O que é? Disponibilização de R$450,00 a cada trimestre para você utilizar da forma como preferir de acordo com suas necessidades de bem estar. 

Links importantes

Licenças e férias

De acordo com o acordo Anga, você pode tirar férias ou day off quando quiser, sempre que quiser. Simple assim! 

Temos apenas alguns pontos de atenção:
  • Quando for tirar férias, avisaremos com a antecedência necessária de forma que as pessoas possam se preparar para a nossa ausência e não se prejudiquem
  • O tempo de férias remuneradas é de um mês. A partir disso, a pessoa pode continuar de férias, porém não remuneradas
  • Importante que todos se programem para estarem presentes na imersão que marca o fim/início do ano fiscal
  • No final do ano, o Grupo Anga para por 2 semanas entre natal e ano novo para férias coletivas, sendo as datas específicas comunicadas por DHO a cada ano. Caso, em situações pontuais e específicas, as empresas sintam alguma tensão referente às férias coletivas, poderão levantá-la no seu respectivo círculo e entender como seguir ou não com esse acordo no ano em questão. Um ponto importante é lembrar que os papéis compartilhados (financeiro, DHO, etc..) estarão contemplados no acordo de férias coletivas, e portanto, deverá ter um alinhamento prévio sobre as demandas antes das férias, pois eles não poderão dar suporte ao longo das 2 semanas.
  • Em caso de feriado local, se a pessoa for ficar off, deve-se indicar essa decisão na agenda do @grupoanga como day off.
Além disso, temos também o acordo de licença parental e o acordo de jornada flexível

Ferramentas para seu desenvolvimento pessoal 

Você pode conferir algumas ferramentas disponibilizadas pelo Grupo para seu desenvolvimento abaixo:
 

Resolução de conflitos

Para saber saber mais, acesse aqui



Comments