2. Execução Online

  • O que é?

A fase online ocorre dentro da Plataforma Eureca, por meio de uma trilha proposta ao jovem, e está disponível para todos os jovens que se inscreverem nas oportunidades. Essa fase é composta pelos Desafios Online, que podem ser um projeto em PDF, um vídeo, ou a resposta de um formulário no Typeform. Os desafios online são personalizados para cada oportunidade e deve ser composto por uma descrição, valor de Eurecos, peso das 4 competências da Eureca (Comunicação, Execução, Liderança e Inovação) e Regulamento.

  • Por que?

A avaliação dos jovens é feita por meio dos Desafios Online propostos nas oportunidades da Eureca. A partir do momento que um jovem realiza um desafio, esse é avaliado pela equ

ipe da Eureca e é dado uma nota final. A soma das notas de todos os desafios online será a pontuação final desse jovem na oportunidade. Essa pontuação final irá definir se o jovem será convocado ou não para o Desafio Presencial, dependendo da nota de corte da oportunidade. A nota de corte é definida a partir da quantidade de jovens que é preciso ter no desafio presencial. Se por exemplo, a sala reservada para o presencial comporta 30 jovens, os 30 primeiros jovens com maiores notas no Desafio Online serão convocados para o Desafio Presencial.

  • Como?

I. Desafio Online:
Os Desafios Online são personalizados para cada oportunidade. Inicialmente, é feito uma proposta de Desafio Online e apresentado para o cliente, para que seja aprovado por ele.

Como exemplo, temos as seguintes propostas de desafios: Raízen: https://docs.google.com/presentation/d/1s-0Y84PdaFbQHfjv-7tHoyoDqiWrk-v0qK3O7ckv2q0/edit#slide=id.g314c1d42de_0_0 Globo.com 2018: https://docs.google.com/presentation/d/1rsi9SMKNT_W9YjHGXt8nOL2DpPe7LDw36vtC8J-mdRc/edit#slide=id.g268ccc040d_0_9 Reserva: https://docs.google.com/presentation/d/1q_4LzKzX23qXzsIf6Wm_OAnuGvCdp6lQVHII2ebQlro/edit#slide=id.p


Hoje, na Plataforma Eureca, os desafios podem ser:

  • PDF;
  • Vídeo;
  • Formulário;
  • Texto e vídeo apenas informativos, sem que o jovem precise enviar algo.
Os desafios não possuem limite de tamanho para serem upados. O tamanho de páginas (para PDF) e minutos (para vídeo) devem estar descritos no regulamento e só poderão ser avaliados acessando cada desafio individualmente.

II. Regulamento dos Desafios Online: Após a proposta de Desafio Online ser aprovada pelo cliente, é possível ser criado os regulamentos de cada um dos desafios. Nesses regulamentos, é necessário ter:

  1. Descrição do Desafio;
  2. Formato de envio do desafio. Se for PDF, deve ser especificado a quantidade de páginas. Se for em vídeo, deve ser especificado o tempo máximo do vídeo;
  3. Quantidade de Eurecos (pontuação máxima) do desafio;
  4. Descrição de como deve ser o formato do desafio (área "Como mandar bem", vide exemplos abaixo);
  5. Descrição como o desafio será avaliado, de acordo com as 4 competências da Eureca: Comunicação, Execução, Liderança e Inovação;
  6. Apresentar quais são os critérios de desclassificação do desafio.

Como exemplo, temos as seguintes propostas de desafios:
Raízen:
Globo.com:
Reserva: 
III. Fit Cultural

O fit cultural é uma avaliação para identificar o quanto cada pessoa possui de sinergia com as comportamentos presentes no dia a dia da empresa. É criado tendo como base a cultural da empresa, que é uma tradução do que valoriza, e de comportamentos que os funcionários manifestam em seu dia a dia.

Como exemplo, o Cultural Fit usado no processo seletivo interno da Eureca: https://tigrupoanga.typeform.com/to/K2b02O

Para construir o Fit Cultural, você precisa:

  • Pedir para o que o cliente descreva a cultura da empresa, quais são os valores mais manifestados, como são os funcionários, como é o dia-a-dia da empresa, etc;
  • Material de cultura e valores da empresa;
  • Apresentação de Missão, Visão e Valores da empresa;
  • Entre outros materiais que a empresa tiver disponível sobre sua cultura.
Etapas para criação de um Fit Cultural:
  1. Coleta de informações sobre a cultura da empresa
  2. Criação de uma V0 do fit cultural e compartilhamento com a empresa para validação (ideal pelo menos 40 respostas)
  3. Verificação das respostas e possível reajuste do fit cultural
  4. Validação do questionário final com a empresa
     IV. Como criar uma trilha na Plataforma Eureca
Importante: Não criar mais de uma trilha por vaga, para não travar a oportunidade. Cada vaga, deve ter APENAS UMA trilha!
Passo a passo para criação da trilha:
1. Acessar a Plataforma Eureca como Admin
2. Acessar a página de edição da oportunidade que você deseja criar a trilha
3. Clicar no botão "Trilhas", disponível na página de edição da oportunidade, como mostra a imagem a seguir:

4.  Clique no botão redondo em vermelho, para criar sua trilha e crie um nome para ela. Em seguida, na aba "Vagas desta trilha" selecione quais vagas serão correspondentes para essa trilha. Lembre-se, cada vaga deve ter apenas uma trilha!
5. Dentro da sua trilha criada, você deve criar uma Etapa. Clique então no botão redondo em vermelho. Aqui você deve escrever um nome para sua trilha, selecionar se ela é obrigatória ou não e se ela é presencial. Após isso, você deve criar o conteúdo da sua trilha.
6. Para criar o conteúdo, clique no botão redondo em vermelho. Selecione o tipo de conteúdo que você deseja criar. Para nosso exemplo, iremos criar um desafio em PDF, então selecione a opção "Desafio" e clique em Próximo.
7. Na próxima página você precisa definir o nome do desafio, quantos Eurecos ele vale, descrevê-lo, escolher o tipo (PDF, Vídeo, Typeform), definir a pontuação dentro das competências CELI e por fim, colocar o link para regulamento. Ao finalizar, clique em próximo.
8. Por fim, você deve cadastrar a régua de avaliação do seu desafio. Essa etapa não é obrigatória, então você pode salvar seu Conteúdo sem que ela seja preenchida. Porém caso já tenha a régua do desafio pronta, você deve clicar no botão vermelho redondo. Em seguida, descrever qual o critério de avaliação e selecionar de qual competência ele se refere, e clicar em Confirmar. Ao salvar toda a régua de avaliação, você deverá clicar em Próximo.
9. Salve sua trilha!


  • Integração de um typeforms a trilha online


Como todos sabemos atualmente estamos em processo de estruturar e implementar internamente um feature tipo a do TypeForms. Enquanto isto não é finalizado precisamos fazer essa integração de forma manual e era necessário ser feito por AngaX pela necessidade de alterações diretamente em banco de dados. Esperamos que isto não seja mais necessário. Hoje ( 21/06/2018) realizamos algumas pequenas alterações na plataforma para permitir que vocês consigam cadastrar o typeforms e integra-los a plataforma através do Zapier. Como este processo ainda é bem manual criamos o passo a passo abaixo para auxiliá-los no processo então vamos lá:

Plataforma Eureca 2.0 - Como adicionar Desafios do Tipo TypeForms




            Integração de um typeforms a trilha online


Atenção com a nomenclatura das etapas na trilha. A maneira como as etapas são descritas irão gerar as tags na RD Station para que o chapter de Comunicação possa integrar as etapas da trilha online com os e-mails automáticos. Assim, é muito importante que cada etapa e arquivo colocado(regulamentos) esteja da seguinte maneira: nome da empresa, ano do programa, etapa a que se refere. Exemplo: Calcard - Estágio 2019.2 - Inscritos | Calcard - Estágio 2019.2 - Fit Cultural | Calcard - Estágio 2019.2 - Desafio PDF 


Segue vídeo gravado com consultores e squad líderes, mostrando onde precisa estar a nomenclatura correta e como são geradas as tags. https://zoom.us/recording/share/nhkDXlD4EPEYtM-ueCgVmczcdrK2aFA6Rev25I4GaDSwIumekTziMw


Isso faz-se necessário, pois tags semelhantes podem englobar leads diferentes que não precisariam receber os e-mails, gerando descadastro ou mesmo ticket para o suporte. 


Lembrando que as tags só são geradas depois que você se cadastra na oportunidade, testando se está tudo ok. Então, subiu a trilha e ta tudo certinho? Hora de se cadastrar pra gerar as tags pro chapter de comunica!