6. Criação da Trilha Online

INTRODUÇÃO

Esse guia foi criado para orientar o squad de projeto na criação da Trilha Online do projeto que será operado, então o foco e para projetos que conta com o serviço de seleção. O guia começa na construção da Trilha Online e para em dois outros processos, que podem ser acessados a seguir:

  • Régua de Avaliação: link de acesso

  • Cadastro da trilha na Plataforma Eureca: link de acesso

Os papéis envolvidos no processo de construção da Trilha Online são:

  • Consultor de Experiência: papel responsável pela construção da proposta de Trilha Online. Deve realizar o estudo sobre o cliente, criar a proposta e estar disponível para fazer os ajustes, caso haja;

  • Squad Leader: papel que irá apoiar no estudo do cliente e coleta de informações na reunião de Kick-off com o cliente. Também antes de ser enviada a proposta para o cliente, é importante que o Squad Leader dê feedbacks sobre ela;

  • Executivo de Contas: papel que irá apoiar no estudo do cliente, compartilhando todas as informações que foram compartilhadas com o cliente a respeito da trilha durante o processo de venda.

Fluxograma com detalhes do processo

TRILHA ONLINE

De modo geral, a Trilha Online é o que chamamos o conjunto de desafios cadastrados na Plataforma Online, que o candidato irá realizar durante sua participação em alguma oportunidade.

Visualização de uma trilha online -Programa de Estágio Neon 2020

Com a Trilha Online queremos avaliar os candidatos durante o processo e realizar um filtro no processo, que poderá encaminhar os aprovados para:

  • Hunting: se for uma oportunidade de seleção, sem etapas de presencial;

  • Etapa presencial: se for uma oportunidade de seleção e tenha dinâmicas de grupo, e/ou entrevistas presenciais com os gestores;

  • Premiação: se a oportunidade for para escolher os jovens para receberem algum tipo de premiação, como bolsa para cursos pagos, participação em eventos, etc;

  • Eventos: se for uma oportunidade de Youth Branding e seleciona candidatos para participar de algum evento. Esse normalmente é um evento com o objetivo de fortalecer a marca empregadora de alguma empresa: Elas na Engenharia da Tetrapak, Roche Woman Experience, etc


INÍCIO DO PROCESSO

O processo começa com um estudo da proposta comercial vendida, para verificar se ali já tem uma sugestão de trilha. Caso tenha, é montado o material do kick-off com o cliente baseado nisso, questionando se a sugestão de trilha online faz sentido. Se não, durante o kickoff com o cliente é coletado ideias ou percepções do cliente sobre o que ele espera da trilha. Podem ser feitas perguntas como:

  • Já teve alguma experiência de Programa de Seleção com outro cliente e qual foi a trilha online?

  • Prefere uma trilha única para todo o processo, ou desafios específicos por vaga?

É importante também levar alguns cases de trilha online de projetos similares, para dar explicar ao cliente como é a trilha;

Antes de começar a criar a proposta de desafios, é importante que todo o squad tenha clareza sobre o cliente. Então umas das ações é estudar o cliente: tipo de negócio, notícias sobre a empresa, dados da empresa, tendências do setor, informações para acionistas se for de capital aberto, etc. Com todas essas buscas, é possível já atualizar o documento de links úteis sobre o cliente/projetos com as novas informações.

Tendo todas as informações coletadas com o cliente, junto com os estudos feito pelo squad do cliente e cases antigos da Eureca, é momento de começar a criar a proposta de Trilha Online.

CRIAÇÃO DA PROPOSTA DE TRILHA ONLINE

Agora o squad já tem todas as informações para a criação da proposta. Na parte de links úteis tem um exemplo de trilha criada para a Neoenergia. É de responsabilidade do Consultor de Experiência a construção desse material, mas com apoio do restante do squad e Executivo de Contas responsável pela venda.

Esse material chamado de "Proposta de Trilha Online" deve explicar o que é a trilha online, o objetivo de cada desafio, o que será avaliado em cada um deles e o porque que aquela temática faz sentido para o projeto. Todo este detalhamento deve ser feito de forma a deixar claro para o cliente como será o processo. 

DICA PARA O DETALHAMENTO: Considere sempre que o cliente ainda não saiba como é uma trilha online da Eureca, mesmo que você já tenha explicado para ele em reunião. Isso porque em alguns casos quem aprova os temas de trilha não é quem você explicou o processo de forma aprofundada, e também pode acontecer dessa pessoa que recebeu a explicação esquecer como o processo funciona ou não ter entendido direito.

REGULAMENTO DOS DESAFIOS

Todo desafio deve ter um regulamento. Esse documento orienta o candidato na hora dele realizar o desafio e estará disponível na descrição de cada desafio. Nos links úteis tem exemplos de regulamentos para diferentes tipos de desafios, e as informações obrigatórias para ter em um regulamento são:

  • Temática do desafio;

  • Competências e critérios que serão avaliados;

  • Pontuação do desafio;

  • Data do último dia de envio do desafio

Botão de acesso ao Regulamento dentro da descrição do desafio


RÉGUA DE AVALIAÇÃO

É importante sempre que for criado o regulamento do desafio, ser criado logo em seguida uma régua de avaliação. Para saber mais sobre essa etapa, segue o link desse processo AQUI.

VALIDAÇÃO DA TRILHA

O responsável pela validação da Trilha Online pode ser o RH (pessoa que temos contato ao longo de todo o projeto), ou o gestor da vaga. 

Com a proposta de trilha pronta, o squad deve decidir se irá apresentar para o cliente em reunião ou se será enviada por email. Perguntas que ajudam a tomar essa decisão, se em pelo menos uma das perguntas você responder SIM, então a sugestão é realizar uma reunião para apresentar a proposta:

  • O cliente tem característica de ser controlador?

  • Esse é o primeiro projeto da Eureca com essa empresa?

  • A Trilha Online é considerada como complexa*?

*Uma trilha complexa pode ser uma trilha com muitas etapas, ou então com formato diferente do padrão: formulário, PDF e vídeo

Ter a validação dos regulamentos de cada desafio também depende do projeto. Nem todos os clientes sentem a necessidade de realizar essa validação, alguns preferem só validar a temática do desafio. Perguntas direcionadoras para saber se o cliente precisa validar ou não os regulamentos. Se em pelo menos uma das perguntas você responder SIM, então a sugestão é enviar os regulamentos para o cliente validar:

  • O cliente tem característica de ser controlador?

  • O tema do desafio é técnico e foi sugerido pelo cliente?

BOAS PRÁTICAS

  • Evitar erros no texto da trilha e regulamento: Normalmente copiamos esses textos de projetos anteriores, então é importante dar um Cntrl+F para conferir se foram trocadas as infos personalizadas para cada projeto, como por exemplo:

    • nome do cliente;

    • último dia de envio do desafio;

    • pontuação;

  • Inovação na trilha: Para projetos de clientes Key Accounts, ou que a entrega de valor de uma Trilha Online é grande, sugere-se criar uma proposta de trilha online que fuja do comum;

CADASTRO NA PLATAFORMA

Tendo toda a Trilha Online, os Regulamentos e a Régua de Avaliação finalizados, podemos já cadastrar a trilha online na Plataforma Eureca. Essa etapa é detalhada em outro tópico, segue o link desse processo AQUI.

LINKS DE APOIO


Comments