INTRODUÇÃOEsse guia foi criado para orientar o squad de projeto na criação da Trilha Online do projeto que será operado, então o foco e para projetos que conta com o serviço de seleção. O guia começa na construção da Trilha Online e para em dois outros processos, que podem ser acessados a seguir:
Os papéis envolvidos no processo de construção da Trilha Online são:
Fluxograma com detalhes do processo TRILHA ONLINEDe modo geral, a Trilha Online é o que chamamos o conjunto de desafios cadastrados na Plataforma Online, que o candidato irá realizar durante sua participação em alguma oportunidade. Visualização de uma trilha online -Programa de Estágio Neon 2020 Com a Trilha Online queremos avaliar os candidatos durante o processo e realizar um filtro no processo, que poderá encaminhar os aprovados para:
INÍCIO DO PROCESSOO processo começa com um estudo da proposta comercial vendida, para verificar se ali já tem uma sugestão de trilha. Caso tenha, é montado o material do kick-off com o cliente baseado nisso, questionando se a sugestão de trilha online faz sentido. Se não, durante o kickoff com o cliente é coletado ideias ou percepções do cliente sobre o que ele espera da trilha. Podem ser feitas perguntas como:
É importante também levar alguns cases de trilha online de projetos similares, para dar explicar ao cliente como é a trilha; Antes de começar a criar a proposta de desafios, é importante que todo o squad tenha clareza sobre o cliente. Então umas das ações é estudar o cliente: tipo de negócio, notícias sobre a empresa, dados da empresa, tendências do setor, informações para acionistas se for de capital aberto, etc. Com todas essas buscas, é possível já atualizar o documento de links úteis sobre o cliente/projetos com as novas informações. Tendo todas as informações coletadas com o cliente, junto com os estudos feito pelo squad do cliente e cases antigos da Eureca, é momento de começar a criar a proposta de Trilha Online. CRIAÇÃO DA PROPOSTA DE TRILHA ONLINEAgora o squad já tem todas as informações para a criação da proposta. Na parte de links úteis tem um exemplo de trilha criada para a Neoenergia. É de responsabilidade do Consultor de Experiência a construção desse material, mas com apoio do restante do squad e Executivo de Contas responsável pela venda. Esse material chamado de "Proposta de Trilha Online" deve explicar o que é a trilha online, o objetivo de cada desafio, o que será avaliado em cada um deles e o porque que aquela temática faz sentido para o projeto. Todo este detalhamento deve ser feito de forma a deixar claro para o cliente como será o processo. DICA PARA O DETALHAMENTO: Considere sempre que o cliente ainda não saiba como é uma trilha online da Eureca, mesmo que você já tenha explicado para ele em reunião. Isso porque em alguns casos quem aprova os temas de trilha não é quem você explicou o processo de forma aprofundada, e também pode acontecer dessa pessoa que recebeu a explicação esquecer como o processo funciona ou não ter entendido direito. REGULAMENTO DOS DESAFIOSTodo desafio deve ter um regulamento. Esse documento orienta o candidato na hora dele realizar o desafio e estará disponível na descrição de cada desafio. Nos links úteis tem exemplos de regulamentos para diferentes tipos de desafios, e as informações obrigatórias para ter em um regulamento são:
Botão de acesso ao Regulamento dentro da descrição do desafio RÉGUA DE AVALIAÇÃOÉ importante sempre que for criado o regulamento do desafio, ser criado logo em seguida uma régua de avaliação. Para saber mais sobre essa etapa, segue o link desse processo AQUI. VALIDAÇÃO DA TRILHAO responsável pela validação da Trilha Online pode ser o RH (pessoa que temos contato ao longo de todo o projeto), ou o gestor da vaga. Com a proposta de trilha pronta, o squad deve decidir se irá apresentar para o cliente em reunião ou se será enviada por email. Perguntas que ajudam a tomar essa decisão, se em pelo menos uma das perguntas você responder SIM, então a sugestão é realizar uma reunião para apresentar a proposta:
*Uma trilha complexa pode ser uma trilha com muitas etapas, ou então com formato diferente do padrão: formulário, PDF e vídeo Ter a validação dos regulamentos de cada desafio também depende do projeto. Nem todos os clientes sentem a necessidade de realizar essa validação, alguns preferem só validar a temática do desafio. Perguntas direcionadoras para saber se o cliente precisa validar ou não os regulamentos. Se em pelo menos uma das perguntas você responder SIM, então a sugestão é enviar os regulamentos para o cliente validar:
BOAS PRÁTICAS
CADASTRO NA PLATAFORMATendo toda a Trilha Online, os Regulamentos e a Régua de Avaliação finalizados, podemos já cadastrar a trilha online na Plataforma Eureca. Essa etapa é detalhada em outro tópico, segue o link desse processo AQUI. LINKS DE APOIO
|
5. Eureca > 4. Subcírculos > 4.1. Operações > Guia para Gestão dos Projetos > 05.[ATUALIZAR] Gestão de Educação e Seleção > 2. Execução Online >