03. Dicas para criar conteúdos incríveis

Dicas

Você aceitou o desafio de compartilhar os seus conhecimentos e experiências e agora chegou a hora de criar! E agora.. Como fazer isso? Essa página tem a intenção de trazer dicas práticas sobre como você pode escrever ótimos textos.


Primeiro de tudo, lembre-se de que o estilo de escrita varia de acordo com cada um. E isso é ótimo. A diversidade é uma das nossas maiores virtudes!. Há preferências e características pessoais que devem ser respeitadas no processo de criação. A nossa intenção não é de trazer “regras”, mas sim referências que possam te orientar ao longo do seu processo de escrita.




1) Organize as suas próprias ideias

O estágio zero da criação de um bom conteúdo é consigo mesmo. Vale a pena se perguntar: O que eu quero falar? O que eu quero entregar? Por que quero escrever ou falar sobre determinado assunto?

Antes mesmo de começar a escrever no computador, escreva com papel e caneta e faça um livre brainstorm sobre as ideias que estão na sua mente sobre o assunto, traga palavras chaves. Experimente também criar um mapa mental :D


Neste momento, se preocupe menos com a ordem do conteúdo ou a linha de raciocínio, e cuide muito mais do seu processo intelectual e criativo. De preferência, crie “blocos” em que você cita as ideias que quer trazer, sem que sejam necessariamente detalhadas. É como se você construísse um mapa, ou um esqueleto, que dará a base para que o seu texto seja preenchido em seguida.




2) Preparação: Use palavras-chave

Quais são as palavras-chave que envolvem o seu texto?


Palavras-chave são os termos que o Google usa como referência para localizar e qualificar as páginas. Em artigos, é válido ter clareza sobre a palavra chave que ilustra o ponto principal do texto. A palavra chave pode ser um termo, como por exemplo “escrever bem”; “futuro do trabalho”; “cultura organizacional”, entre outros.


Quando for começar a escrever, considere a inclusão da palavra-chave em diferentes partes do texto, como o título, o parágrafo introdutório e o final do texto. Além de contribuir com que a página seja facilmente encontrada em buscas orgânicas pelo Google, a clareza sobre a palavra-chave permite que a experiência de leitura se torne mais clara e organizada.




3) Tenha clareza sobre a visão do seu público

Escrever um artigo em que você expressa o melhor das suas ideias é valioso. Agora, ainda mais valioso é se você tem clareza do porquê as pessoas precisam conhecer essas ideias.


Um bom texto precisa de um público bem definido. Então, reflita a essas novas perguntas:


Para que você está escrevendo?

Para quem você está escrevendo?

Qual é a melhor linguagem para me comunicar com este público?

O que irá me conectar com este público? Histórias? Dicas práticas? Teorias?

Como o seu texto pode ajudar o seu público?

Quais perguntas são respondidas através do seu conteúdo?



4) Inspiração e referências

Quais conteúdos ou conhecimentos inspiraram a sua criação? Referências te ajudam a passar as informações adiante com segurança. No caso, é comum encontrar uma infinitude de referências para inspiração em blogs e sites internacionais.


Vale usar e abusar de hiperlinks para mostrarmos as nossas referências e mantermos a nossa transparência!




5) Crie conexão através da introdução

O objetivo dos parágrafos introdutórios de um texto, ou dos primeiros minutos de um vídeo são de “convencer” a pessoa a continuar acompanhando esse conteúdo.


Isso acontece através da conexão. Talvez a pessoa tenha chegado até o conteúdo com uma necessidade de aprendizado que possa ser suprida. O mais importante aqui é o cuidado com a conexão com essa possível necessidade do leitor, independente de como isso é feito, que varia de acordo com o estilo de escrita.


No seu texto, busque gerar conexão emocional com o leitor, seja gerando identificação, provocação, curiosidade ou o que for...Isso pode ajudar o leitor a escolher ler o texto todo frente à enxurrada de informações e opções de leitura que ele tem online. O que vai chamar a atenção do seu leitor e garantir que ele vai ler o seu texto até o final? Ou como garantir que a pessoa não vai desligar o vídeo depois dos primeiros 30 segundos?




6) Organize a experiência de leitura

A experiência de leitura fica mais organizada para o público quando os parágrafos são curtos, com no máximo 4 linhas. Isso facilita a leitura e diminui o cansaço visual.


Em seguida, explore elementos específicos que ajudam na hierarquia das informações e com isso facilitam a experiência de leitura melhorando a compreensão do conteúdo: listas, bullet points, subtítulos, inclusão de imagens, citações de frases, entre outros.




7) Dedique-se à criação de um bom título

O título do seu artigo é o que vai chamar muitos leitores a clicarem no link do seu texto. Dizem que escritores de blogs profissionais criam 25 versões diferentes de títulos para um artigo, e então, enviam 4 aos editores, que selecionam uma opção. Um bom nome é o começo de tudo. Ele precisa ser sintético, curto, sem perder a essência.


Você com certeza não precisa criar 25 versões diferentes para o seu título. Mas crie algumas opções de títulos para poder comparar e testar. Uma dica, é apresentar para um amigo e perguntar pelo título do que ele acha que o texto vai se tratar. A ordem inversa também é válida, escreva o que quer falar e depois pense em um nome.


De preferência explore títulos que trazem clareza sobre o propósito de um texto, incluindo a sua palavra chave que já foi definida no início.


Se quiser aprender mais sobre como escrever bons títulos, leia este artigo.




8) Revise, revise e revise!

No processo de criação de conteúdo, você receberá o apoio de um Speaker Coach, que será uma pessoa que te apoiará com feedbacks e insights sobre como cuidar pra que o seu conteúdo seja publicado da melhor forma.


Esteja aberto para as mudanças no seu conteúdo, pois as revisões são naturais e fazem parte do processo criativo. Porém, mantenha o senso de apreciação sobre as suas criações e valorize o “parto” que aconteceu até escrever tudo isso.




9) Celebre!


E esse passo é muito importante. Se você de fato criou um conteúdo e passou por todo esse processo, você merece celebrar! Está contribuindo para a TRIBO transbordar o seu conhecimento para o mundo! E que também, é o seu!


Lembre-se de compartilhar o seu conteúdo com a sua rede, ok?!


Gratidão por dar vida a nossa estratégia: AVECA (Amar, Vender, Entregar, Comunicar, Aprender)! Potencializando o nosso C!


Comments