02. Processos de Criação de Conteúdo

Para que se torne realmente uma Cultura

Para que essa se torne realmente uma cultura de conteúdo, a nossa comunicação precisa ser organizada, com ritmo e disciplina para as nossas publicações. Isso envolve demonstrar clareza sobre o que queremos escrever e delimitar e cumprir prazos para a entrega dos nossos conteúdos.



Speaker Coach: Quem é? O que come? Onde vive?


Você não está sozinho nessa jornada de criação de conteúdo. Há alguém que quer e pode muito bem te ajudar. Esse é alguém é o ou a Speaker Coach! :o


Speaker Coach é uma pessoa que faz parte da equipe de CHO e que será o seu apoio no processo de criação de conteúdo. Ele ou ela pode te ajudar a se orientar quanto a o que escrever, como editar e melhorar o seu conteúdo, e como aumentar o seu alcance.


  • O primeiro passo é escolher quem você quer que seja o seu Speaker Coach. Faça isso de forma pessoal, enviando mensagem para a pessoa da sua escolha: Sté, Naomi, Ro ou Cainã. 

  • Alinhe com a pessoa sobre temas de conteúdo e data de entrega. Também aproveite para tirar todas as suas possíveis dúvidas. O/A Speaker Coach deverá se programar para revisar o seu texto na data programada.

  • Quando chegar o momento de revisão, envie o seu rascunho, e dentro do tempo necessário, receba feedbacks claros sobre o seu material. Acolha os feedbacks e faça as mudanças que sentir que cabem. 

Independente da escolha do/a Speaker Coach, você também pode receber feedback simultâneo de outras pessoas da equipe que você sente que podem contribuir com a visão sobre o material. O/A Speaker Coach será responsável pela revisão final antes de ir para a nossa página.



Passo a passo pelo processo de criação


Nem todo processo criativo é linear, mas temos aqui uma sugestão de processo de criação de conteúdo que pode nos ajudar:



1) Escolha de Tema

O processo de levantamento de temas para a escrita de conteúdos está bastante aberto para o que cada um quer e sente capacidade de escrever. Escreva sobre assuntos pelos quais sente interesse pessoal e que realmente gosta ou traz como experiência. De preferência, temas que sejam relacionados aos temas de trabalho da TRIBO, ok? :)


Se você tiver dúvidas sobre que temas escrever e precisar muito de ajuda, pode começar desde já o contato com o seu Speaker Coach, que pode te orientar com dicas (ou perguntas) sobre essa escolha.


Ao mesmo tempo, nós (CHO) também levantaremos pautas a serem escritas e podemos vir a pedir pela sua ajuda na produção de algum conteúdo específico.


Agora, como primeiro passo, preencha este formulário que informa sobre a sua preferência de temas de escrita.




2) Programação quanto à datas de entrega


Vamos às datas. Cheque a sua agenda e veja qual é a melhor data com a qual você consegue se comprometer para publicar o seu próximo conteúdo. Leve em consideração uma primeira data de envio para o seu Speaker Coach, e uma data seguida da publicação, de fato - que será definida de acordo com o contexto envolvendo outras publicações.


Agora, acesse o aplicativo de Publicações no Podio e cadastre a sua próxima entrega de conteúdo. Não se preocupe se você ainda não sabe sobre o que vai escrever. O mais importante é sabermos, juntos, que essa publicação vai acontecer :)


Nesse momento, também escolha quem será o seu Speaker Coach, e peça pra que ela se programe para poder revisar o seu texto na data que este estiver pronto.


Acesse neste link: https://podio.com/grupoangacom/1-projetos-brasil/apps/publicacoes




3) Pesquisa e escrita


Agora sim, o momento de definir o seu tema e escrever. Considere, nesse momento, o apoio de pesquisa de referências nacionais e internacionais que possam contribuir com o seu raciocínio.


Considere a pesquisa como suporte, e não como limitação. Talvez o que você queira compartilhar seja relacionado a aprendizados empíricos, e você não precisa se apoiar em “teorias” ou conteúdos já existentes. Mas, se ao mesmo tempo você consegue conectar a experiência empírica com a teoria, melhor ainda :)


Cheque aqui algumas sugestões:


http://theready.com/

https://nobl.io/

http://aug.co/

http://firstround.com/review/

http://www.responsive.org/

https://hbr.org/




4) Revisão


O momento de pedir ajuda aos universitários :). Peça e receba o feedback sobre o seu texto vindo do Speaker Coach. Faça as edições que couberem, e assim que possível, envie novamente o texto para a equipe de CHO. Este envio pode ser feito por e-mail ou Slack.


Equipe de CHO: Sté, Naomi, Ro e Cainã :)


Entrega; Feedback de Speaker Coach; Ajustes




5) Tradução


Porque a nossa TRIBO é global! O que significa que os nossos conteúdos são publicados em versões em português e inglês. Então, você pode traduzir o seu texto para o inglês?


Se precisar, nos chama, e te ajudamos com isso!




6) Publicação


Para publicarmos o artigo no nosso blog, você precisa ter uma conta no Medium. Acesse https://medium.com/ e crie ou faça o seu login.


Crie a publicação como Draft, escolha e aloque as imagens que contemplam o seu texto. Se você quiser uma dica de onde encontrar ótimas imagens gratuitas, acesse esse site: https://unsplash.com/


Então, você verá que na página do texto em rascunho aparecerá um botão escrito “Publish” na parte superior direita da tela. Logo ao lado há 3 ponto ( . . . ), Clique neles, e apareceram as opções descritas na imagem abaixo. Clique em “Add to publication”, e escolha TRIBO Brasil. Está pronto :).



Assim que possível, a equipe de CHO aprovará o texto e incluirá oficialmente às nossas publicações! O artigo também estará dentre os seus conteúdos próprios no Medium, o que facilita com que a sua rede pessoal tenha acesso a ele! Isso nos leva ao próximo ponto.



7) Mobilização via Redes Sociais.


Oba!! Publicamos e lançamos um novo conteúdo incrível para o mundo! Gratidão pela sua ajuda!


Agora, ainda há um último cuidado. Esse conteúdo precisa chegar ao máximo número de pessoas possível! Então, compartilhe com o máximo número de pessoas que puder através das suas redes pessoais! :)


Da mesma forma, contribua com a cultura de conteúdos que estamos criando de outras formas. Compartilhe os outros conteúdos publicados pela nossa equipe com a sua rede pessoal! Toda ajuda é muito bem-vinda! Vamos unir as nossas vozes e chegar mais longe!


Comments