6. Tribo‎ > ‎4. Ferramentas‎ > ‎

1. Aplicativos Podio

Aplicativos Padrão

Para entender os aplicativos Dashboard, Tensões, Reuniões, Papeis, Acordos e Círculos, acesse a página 1. Aplicativos Padrão.
Para Custos, Compras e Despesas, acesse 3. Aplicativos de Solicitações Financeiras.
Para Budget, acesse 4. Aplicativo de Budget.
Para Registros de Governança, acesse 5.5 Registros de Governança



Vendas

O que é? Funil de Vendas da Tribo.

Para que serve? Compreender o contexto e estágio de vendas de cada oportunidade aberta na Tribo.
Como usar?
Cliente em potencial: demonstrou interesse em alguma empresa/serviço do Grupo/foi indicado por alguém;
Contato inicial: primeiro approach com o prospect (e-mail, call, etc);
Reunião: reunião agendada com o cliente;
Proposta: proposta a ser feita pela equipe de vendas;
Negociação: fase em que a proposta já foi apresentada e enviada ao cliente. Acompanhamento e follow-up constante;
Proposta aceita: confirmação do aceite do cliente para a proposta comercial apresentada (já com valores e demais informações relevantes atualizadas no card);
Proposta negada: registro das razões pelas quais a proposta não foi aprovada pelo cliente;
Em pausa: propostas/contatos que não obtemos respostas durante o período estabelecido/timing do cliente;

Para criar uma nova Venda:
- Clicar em "Adicionar Venda";
- Preencher os campos requisitados;
- Seguir o padrão especificado no Podio de nomeação dos cards de Vendas;
- Vincular a venda ao cliente cadastrado no CRM (este deve ser registrado antes do início do processo de inscrição de vendas);
- Atualizar o card de Vendas a cada nova informação/contato com o cliente;


Orquestra de Vendas

O que é? Gerenciador de inscrições do time da Tribo para participar do acordo da Orquestra de Vendas.
Para que serve? Para que o time possa se inscrever nas posições que deseja se disponibilizar dentro do processo comercial e também para que os coordenadores do processo gerenciem e tenham acesso rápido a estas informações.
Como usar? Para realizar uma inscrição, basta responder ao formulário (https://podio.com/webforms/22830857/1618253). Para gerenciar inscrições e acompanhar alocação do time, basta acessar os filtros do aplicativo.


Projetos

O que é? É o aplicativo que concentra as informações gerais dos projetos Tribo. Um projeto é inserido ali, a partir do momento em que é vendido pelo time do Comercial. Nossa missão neste momento é listar tudo que foi negociado com o cliente e transformar isso em um projeto com começo, meio e fim.
Para que serve? Gerenciar as entregas, custo e o tempo de cada etapa do projeto. Neste app conseguimos concentrar informações relevantes e insumos para a mensuração dos indicadores de performance e resultado do projeto.
Como usar? 
Para criar um projeto clique aqui e siga o passo a passo. Os responsáveis por criar os projetos no app são os coordenadores, logo após a definição dos mesmos.
Para monitorar um projeto, você encontrará as seguintes informações: 
Informações Gerais | Status do projeto | Receitas | Impostos e comissões | Custos | Resultados

  • Informações Gerais: Descrição geral do que é o projeto; Link da Proposta; Cliente; Líderes do Projeto e Time do Projeto. - Importante para contextualização geral do projeto.
  • Status do Projeto: Data de início; Data de término; Duração do projeto; Fase do Projeto, Progresso e Lista de Entregas.  - Importante para análise de tempo/efetividade projeto.
  • Receitas: é um campo que apresenta o valor de venda do projeto. Importante para os cálculos do projeto.
  • Impostos e Comissões: Total de impostos do projeto, comissões previstas e 
total de comissões efetivas. Importante para controle financeiro projeto.
  • Custo: Custo planejado, Custo planejado até agora, Custo efetivo e Custo efetivo/planejado total. Importante para análise financeira projeto.
  • Resultado: Net Promoter Score (NPS), Resultado previsto e efetivo, Margem prevista e efetiva. Importante para análise de resultado do projeto.
  • Adicionais: Entregas relacionadas, Reembolsos Relacionados, Pagamentos, Reuniões e Comissões cadastradas. Importante para gestão do conhecimento do projeto.


Entregas Externas

O que é? É o aplicativo que concentra as entregas que um projeto externo possui. Essa lista do que fazer em cada projeto é muito importante, pois assim conseguimos ter mapeado tudo o que foi negociado com o cliente e gerenciar a execução disso da melhor forma com o menor custo.
Para que serve? Para listar todas as entregas que fazem parte de um projeto, além de receber as informações de custos relacionados a ela (pagamento e reembolso) e conseguirmos comparar com o que foi planejado. Pelas entregas conseguimos ter o detalhamento dos responsáveis, o prazo, progresso e os status da entrega. 
Como usar?  Para criar uma entrega é possível criar diretamente pelo app ou importar um excel com as entregas já mapeadas (dentro de cada fase) e dessa forma, importar de uma vez só todas as entregas do projeto. As informações encontradas em cada item (entrega) apoiam na visualização de qual projeto é essa entrega, quem é o responsável , uma descrição sobre esta entrega, status, datas previstas e descrição de custos, com o que foi planejado e o que foi efetivado. Dentro de cada entrega, para melhor gestão, podemos criar as diversas tarefas que compõem a execução da mesma.


Reuniões Projetos

O que é? Aplicativo de registro de reuniões de projetos.
Para que serve? 
Para registrar as atas das reuniões relacionadas a um projeto específico (interno ou externo).
Como usar? 
O funcionamento é o mesmo do aplicativo de reuniões padrão. Para utilizar, basta criar um novo item com as informações solicitadas quando realizar uma reunião desse tipo.


Partilhas

O que é? Aplicativo de registro das divisões de distribuição de entregas e vendas entre os membros do time.
Para que serve? Para facilitar o processo de divisão de distribuições (partilha), previsto no acordo de remunerações, em uma venda ou projeto. 
Como usar? 

Assim que uma venda for realizada ou um projeto for concluído, os coordenadores do projeto ou o responsável pela venda podem enviar o link do formulário (
https://podio.com/webforms/22722494/1607553) para que todo o time envolvido responda. Após as respostas, os coordenadores podem utilizar as respostas para embasar sua proposta de divisão e abrir consentimento com o time.


Projetos Internos

O que é? Aplicativo de gestão de projetos internos da Tribo.
Para que serve? Para cadastrar, acompanhar e gerir os projetos internos da Tribo, relacionados a melhorias internas, processos e desdobramentos estratégicos.
Como usar? 

Acesse a página 4. Projetos Internos.

Entregas Internas

O que é? É o aplicativo que concentra as entregas que um projeto interno possui.
Para que serve? Para listar todas as entregas que fazem parte de um projeto, além de receber as informações de custos relacionados a ela (pagamento e reembolso) e conseguirmos comparar com o que foi planejado. Pelas entregas conseguimos ter o detalhamento dos responsáveis, o prazo, progresso e os status da entrega. 
Como usar?  Para criar uma entrega é possível criar diretamente pelo app ou importar um excel com as entregas já mapeadas (dentro de cada fase) e dessa forma, importar de uma vez só todas as entregas do projeto. As informações encontradas em cada item (entrega) apoiam na visualização de qual projeto é essa entrega, quem é o responsável , uma descrição sobre esta entrega, status, datas previstas e descrição de custos, com o que foi planejado e o que foi efetivado. Dentro de cada entrega, para melhor gestão, podemos criar as diversas tarefas que compõem a execução da mesma.


Comissões

O que é? É o aplicativo que armazena os dados das comissões solicitadas pela Tribo.
Para que serve? Para que o time possa solicitar as comissões de venda ou sucesso e também para gerenciá-las.
Como usar? Para solicitar uma comissão, basta preencher o formulário (https://podio.com/webforms/22616629/1597342). O gerenciamento é feito pela pessoa no papel de COO em conjunto com o Círculo Financeiro.


Práticas

O que é? Banco de Dados de Práticas.
Para que serve? 
Para registrar e facilitar o acesso a práticas, dinâmicas e ferramentas de facilitação para utilizar nos projetos.
Como usar? 


Ferramentas

O que é? Banco de Dados de Ferramentas.
Para que serve? 
Para registrar as ferramentas utilizadas nos projetos da Tribo, como por exemplo OCAI, LCA e Pesquisa de Valores.
Como usar? 


Referências

O que é? Banco de Dados de Referências.
Para que serve? Para registrar e compartilhar referências que são utilizadas como base para o trabalho na Tribo e podem contribuir com a jornada de aprendizagem do membro do time.
Como usar? 


Livros
O que é? Banco de Dados de Livros.
Para que serve? 
Para registrar os livros que são/foram utilizados como base para a Tribo e seus membros em sua trajetória.
Como usar? Acessando o aplicativo de livros para visualizar e cadastrando novos quando achar relevante.


Energia do Time

O que é? Aplicativo que avalia em quantos papeis, vendas e projetos estão alocados cada pessoa do time da Tribo.
Para que serve? Para dar suporte às decisões e ao acompanhamento das operações da Tribo, compreendendo a energia e disponibilidade do time.
Como usar? 
Este é um aplicativo de visualização apenas. Basta acessá-lo e acessar seus filtros. Quando uma nova pessoa entrar na Tribo, um novo item deve ser criado com seu usuário.


Relatórios Projetos

O que é? Banco de dados de relatórios dos projetos externos.
Para que serve? Para possibilitar a automatização dos relatórios mensais de projetos.
Como usar? Os relatórios são recebidos via e-mail, mas podem ser acessados pelos coordenadores do projeto ou pelas pessoas responsáveis pelo acompanhamento deles na Tribo. Não devem ser criados ou excluídos itens, já que o aplicativo funciona por meio das automatizações já criadas, sem a necessidade de interferência humana.


Relatórios Operações

O que é? Banco de dados de relatórios de operações da Tribo.
Para que serve? Para possibilitar a automatização dos relatórios semanais de operações.
Como usar? Os relatórios são recebidos via e-mail, mas podem ser acessados por todo o time da Tribo. Não devem ser criados ou excluídos itens, já que o aplicativo funciona por meio das automatizações já criadas, sem a necessidade de interferência humana.